sábado, 11 de agosto de 2012

Oi gente! :)

Uma das partes mais difíceis pra mim foi a hora de escolher as 3 universidades. Principalmente porque a lista de universidades que iriam oferecer cursos para o CsF crescia todo dia, até os últimos dias do prazo novas universidades foram adicionadas. No final das contas 38 universidades ofereceram o curso de Mechanical Engineering e eu não consegui pesquisar nem metade delas! Me apaixonei por muitas universidades, mas eu queria muito ir pra mesma universidade que o Marcelo (que agora tem um blog! uhul! clica AQUI) e a nota do IELTS dele foi um pouquinho menor que a minha. No final das contas minha ordem ficou assim:
  1. University of Bristol - Universidade que mais recebeu aplicações, eu já sabia que não tinha muitas chances até porque a UERJ não tem convênio com eles. Coloquei mais por desencargo de consciência! rs
  2. University of Birmingham - Descobri a universidade de Birmingham em cima da hora e me apaixonei fácil! Passei uma manhã inteira convencendo o Marcelo a colocá-la como opção! Era o que eu mais queria desde o princípio: eu e ele aprovados por Birmingham!
  3. Brunel University - No início impliquei com ela um pouco, coloquei mais por causa do Marcelo. Mas acabei criando um carinho especial por Brunel!
E eis que as 5 da manhã do dia 5 de julho recebo o seguinte e-mail:

"Dear Camila Cereja De Paula                                     
We are delighted to attach your offer for study in the UK on the Science Without Borders scholarship scheme.
Please read the attached letter and respond to us within 48hours
With best wishes
UK SWB"

Em anexo estava meu "Terms of Placement" (ToP), minha carta de aceite da University of Birmingham. Mais uma vez Papai do Céu ouviu minhas preces e eu não podia querer um resultado melhor do que esse! =)

Depois das devidas comemorações, agradecimentos e ligações é hora de colocar o pé no chão porque ainda tem muita coisa para resolver! Primeiro é preciso assinar o ToP, digitalizar e enviar por e-mail pro International Unit, pra Capes e pro DCI. Também é preciso anexar o ToP no sistema da Capes, na parte de documentos avulsos como "Carta de aceitação definitiva". Além disso é preciso preencher no sistema da Capes a parte de "Atualização Cadastral", "Procurador legal", "Questionário sócio econômico" e "Dados bancários", esse último é o mais importante para que não ocorra atraso na implementação da sua bolsa (pagamento do dindin). Pra finalizar é só anexar um comprovante de dados bancários (pode ser um extrato!) também na página de documentos avulsos. Esse sistema da Capes tem algumas limitações, depois que você envia seus dados e recebe a mensagem automática na tela, por exemplo, todos os seus dados somem. Não dá pra conferir nem visualizar depois. O mesmo acontece quando algum documento é anexado então é importante prestar bastante atenção! Ah! É importante lembrar que essa conta não pode ser conjunta e nem poupança! Pode ser universitária desde que não tenha limite de transferência então é bom checar no seu banco!

A partir daí a Capes vai trabalhar na implementação da sua bolsa e enviar por e-mail e correios as Cartas de Concessão (em inglês e em português) e o Termo de Compromisso que deverá ser assinado, anexado no sistema da Capes e enviado para eles pelos correios. Esse é um processo trabalhoso então quanto menos e-mails/ligações com dúvidas, mais rápido você vai receber um e-mail dizendo que o pagamento dos seus auxílios já foi solicitado e dentro de 15 dias o dinheiro tá na conta! uhul! Esse processo é feito em ordem alfabética então sejam pacientes! Demorou mais ou menos 1 mês entre o recebimento do ToP e o depósito do dinheiro na minha conta.  Esse primeiro pagamento é referente ao seguinte:
  • Auxílio Instalação (em libra): Dinheiro destinado justamente à sua instalação no país de destino. Vai servir para comprar roupa de cama, cobertores, utensílios de cozinha, roupa de frio, produtos de limpeza...
  • Auxílio Seguro-Saúde (em libra): Todos os moradores do Reino Unido tem direito ao NHS (tipo um SUS de lá, só que funciona muito bem. Pretendo falar sobre isso depois) mas a Capes exige que os bolsistas façam o seguro-saúde. Ainda não fiz o meu, assim que fizer posto aqui!
  • Auxílio Deslocamento (em dólar): Para comprar a passagem aérea de ida. Como geralmente as passagens de ida+volta são mais baratas que as só de ida pois é! é melhor comprar ida+volta mesmo que isso signifique ter que remarcar a passagem de volta ou perdê-la. 
  • Três mensalidades (em libra): Referentes aos três primeiros meses de vigência da sua bolsa (no meu caso: setembro, outubro e novembro de 2012).
Esses valores são convertidos para o real com a cotação do dia do pagamento. As próximas mensalidades, o auxílio material didático e a segunda parcela do auxílio deslocamento serão depositados na conta que a gente deve abrir assim que chegar no exterior. Para acompanhar seu processo, a partir daqui, é só acessar o SAC-Exterior. Nesse link AQUI tem disponível um guia de Orientações ao Bolsista que tem bastante coisa explicada. 

Sei que esses posts "utilidade pública" estão sendo meio chatos, mas acho que são importantes pro pessoal que tá se inscrevendo nos editais agora ou que pretendem se inscrever. Prometo que tem muito post legal por vir tá? #nãdesistamdemim!

Por hoje é "só" isso! Amanhã é dia de uma das pessoas mais importantes das nossas vidas: nosso pai! E o meu é a coisa mais especial do mundo, tenho um orgulho dele que não cabe em mim... Mas ele merece um post só pra ele porque se existe um grande responsável por todas essas coisas maravilhosas que estão acontecendo na minha vida (sem contar o Paizão lá de cima), essa pessoa é o José Carlos! Então feliz dia dos pais para todos os pais e especialmente para o melhor deles: o meu! Te amo, pai!

1 comentários:

IgorBrandao =] disse...

Oláa!! Você poderia postar algo sobre o seguro saúde?? realmente em dúvida sobre isso!

About Me

Minha foto
Camila Cereja
Friburguense de 21 anos, cursando 7º período de Engenharia Mecânica, da UERJ (IPRJ) para University of Birmingham.
Ver meu perfil completo

Pageviews

Tecnologia do Blogger.