sexta-feira, 17 de agosto de 2012

"ôôôôô ôôô ôôô meu visto chegou" (lê-se cantando aquelas músicas de torcidas de futebol rs)

Para estudar por um ano no Reino Unido precisamos tirar um visto chamado Tier 4. Só é permitido tirar o visto no máximo 3 meses antes de viajar. Ou seja, eu que pretendia viajar em setembro, só poderia começar a agilizar o visto a partir de junho.

É preciso fazer uma inscrição online nesse site AQUI, pagar a taxa e agendar um horário pra ir a algum Visa Application Center (VAC) para coletar seus dados biométricos. Pra tirar o visto você vai precisar levar até o VAC o seguinte:

  • Um passaporte válido: certifique-se que a validade do seu passaporte não vai acabar no meio do programa! Isso pode dar problema na hora de tirar o visto.
  • Confirmation for Acceptance for Studies (CAS): o CAS é um documento virtual que vai ser emitido pela sua Universidade do UK. Depois que você receber e aceitar a oferta, a sua futura universidade vai trabalhar na geração do seu CAS, que nada mais é do que um número que "contém" informações como período e curso de estudo, taxas escolares, etc... O importante é que no CAS seu curso venha com um ano de duração.
  • Seu histório escolar/boletim acadêmico: É preciso disponibilizar o histórico nas versões em português e em inglês. Deve ser o mesmo histório que você utilizou na inscrição do UCAS (já falei AQUI)
  • Carta de concessão da CAPES (ou CNPq): a versão em inglês que chega pelos correios carimbada e assinada. Nessa carta diz todos os valores que vamos receber e a duração da nossa bolsa.
  • O formulário de inscrição: Depois de pagar a taxa, uma página com o esse formulário vai ser gerada pra impressão. Nela tem todas as informações preenchidas online, um código de barras e um espaço para sua assinatura.
  • Appendix 8 preenchido: Essa é a parte mais chatinha trabalhosa. São 8 páginas para preencher sobre o seu curso e informações financeiras. Vocês podem fazer o download do Appendix AQUI e do passo a passo para alunos do CsF AQUI. Lembrando que esse passo a passo não é oficial, mas é bom para dar um ideia.
  • Duas fotos: Essas fotos tem dimensões e informações bem específicas (que podem ser encontradas AQUI). Por isso, os VACs oferecem esse serviço, dá pra você tirar essa foto na hora, com todas as especificações e fica R$15,00 por 8 fotos.
É preciso levar também uma cópia dos documentos originais (passaporte, históricos, carta de concessão...). Todos esses documentos ficam no VAC e depois podem ser retirados lá mesmo ou então enviados por sedex junto com o visto. O procedimento no VAC é bem simples, você chega, espera sua vez, entrega os documentos, assina alguns termos, tira a foto e as digitais e vai embora com o código de rastreamento do seu visto e do sedex. 

Vamos falar de valores?
  • Taxa de Visto: $ 477,00 (+IOF) - É pago na hora da inscrição online e só pode ser pago com cartão de crédito que tenha limite disponível (claro) e, em alguns casos, é preciso habilitar o cartão para compras internacionais. Bem complicado né? No final das contas, com todos os impostos paguei R$ 1090,00. Uma opção é fazer um VTM (Visa Travel Money) em dólar, carregar com o valor do visto e usá-lo como cartão. As empresas que eu contactei sobre isso falaram que essa transação não era possível, mas conheci um menino que fez e deu certo, então se for a única opção, vale tentar!
  • Sedex Normal (para Nova Friburgo) + Serviço de mensagem + Fotos: R$ 47,00 - Esse serviço de mensagem é opcional, o WorldBridge manda mensagem para o seu celular com o status do seu visto. Não faz muita diferença, então quem quiser economizar 7 reais pode pedir pra tirar esse serviço. Pode ser pago no cartão (débito ou crédito) ou em dinheiro lá no VAC.
  • Taxa de prioridade: R$ 300,00 - Também é opcional e se você tiver pelo menos 3 semanas até sua viagem eu não aconselho a pagar. Acho que só vale a pena pra quem tá muito em cima da hora ou pra quem precisa usar o passaporte (que fica lá) logo. Eu não paguei.
  • Custo da viagem: R$ 100,00 (mais ou menos) - Como só tem VAC no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília é muito provável que você tenha que viajar para tirar esse visto. Então se prepare para arcar com os custos da viagem (que dependendo de onde você mora podem ser bem maiores do que 100 reais). Vale lembrar também que todas as aplicações vão ser processadas no VAC do Rio de Janeiro, então se você for, por exemplo, no VAC de São Paulo, vai ter que pagar o sedex de São Paulo pro Rio de Janeiro e do Rio para sua cidade. Então se tiver que escolher um VAC, escolha o do Rio de Janeiro que além de mais rápido, é mais barato.
No total eu gastei 1090 + 47 + 100 = R$ 1237,00!  #ouch

Fui no VAC do Rio de Janeiro na sexta-feira passada, não paguei taxa de prioridade, ontem recebi um e-mail dizendo que meu visto tinha sido emitido e hoje recebi meus documentos e meu visto pelos correios! Ficou pronto em menos de uma semana!  \o/

tier 4 student uk
Minha cara de terrorista na foto! hahahahaha

Estou autorizada a entrar do país a partir do dia 13 de setembro e posso ficar lá até novembro do ano que vem!

Até a próxima! ;)

24 comentários:

Thales Henrique disse...

Oi Camila, preciso de passaporte válido para me inscrever no CsF ou posso tirar depois? Pq o meu venceu e ví umas pessoas comentando sobre isso. Obrigado.

Camila Cereja disse...

Oi Thales!
Você não precisa de um passaporte válido pra se inscrever no CsF. Mas vai precisar quando for se inscrever no UCAS, junto ao UUK (retificaram o edital e tiraram essa fase né? mas acho muito difícil não ter essa inscrição...).
Então assim, vc não precisa sair correndo pra fazer seu passaporte, mas vc já pode começar a pensar nisso pra não deixar pra cima da hora. Ainda mais com essa onda de greves...

Thales Henrique disse...

Ah entendi, essa é a parte descrita no cronograma como 'Prazo para inscrição de alunos no portal da UUK' certo?
Obrigado Camila!

Unknown disse...

Favoritei seu blog, pretendo me inscrever no próximo edital e as informações que vc compartilha aqui serão muito úteis :)
Obrigada!

Camila Cereja disse...

É isso mesmo, Thales!

E Obrigada, Raiza! Espero poder te ajudar em algum momento! =)

Zeedj disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zeedj disse...

Tá linda na foto! 8-)

s2 disse...

Oláa Camila, vcs já sabem que tipo de acomodação irão ficar? são os halls of residence? tem que dividir quarto, banheiro... essas coisas?

Unknown disse...

Oi Camila! Sou amigo de escola do seu irmão... Estudo engenharia e queria fazer exatamente o que você está fazendo: um ano na terra da rainha! Achei a ideia do blog muito interessante.
Uma pequena diferença na minha situação é que eu estudo engenharia ambiental na Estácio. Gostaria de saber se existiria a possibilidade de estudar no exterior e enfim, se seria da mesma forma que você conseguiu ou teria que ser de outro jeito.
Se puder me dar umas dicas, agradeço muito!
Parabéns pela grande oportunidade,
beijos!

Unknown disse...

Olá, Camila.
Tô adorando seu blog, tá me ajudando muito que to querendo ir pro Reino Unido também. :D Mas me diz uma coisa... na sua sincera opinião: ser bolsista do CNpQ faz muita diferença? Porque eu to tentando, mas nao sou bolsista nem nada. :D Enfim, só queria saber o que você acha. Abraços.

Camila Cereja disse...

Oi s2,
Vamos ficar nos halls of residence sim, mas ainda não sei o tipo do quarto, isso depende da universidade... Mas os quartos no UK, em geral, são individuais e vc divide o banheiro com outras pessoas. Os quartos podem ser ensuite (com banheiro) tmb mas esses são mais caros.

Oi Pedro!
Existe a possibilidade sim, desde que a Estácio tenha aderido ao programa! Vou te mandar uma mensagem no fb explicando ok?
Beijos!

Oi Ronny,
Que bom que está gostando do blog. :)
Não faz diferença não! Eu mesma era bolsista FAPERJ mas em momento nenhum isso foi verificado. Muita gente que foi selecionada nesse edital não tinha nenhum tipo de bolsa. Não se preocupa com isso não, corre atrás de uma nota boa no IELTS que suas chances vão ser muito boas!
Boa sorte!

Dani disse...

To com uma dúvida!

A faculdade começa em setembro e vai até maio/junho e depois tem um estágio obrigatório,se a minha faculdade aqui começa em agosto eu vo perde 1 ano e meio?

Camila Cereja disse...

Dani,

Olha é isso sim! Mas rola de vc conversar com o seu coordenador da sua universidade daqui e explicar que vai perder um mês de aula e de repente ele abona suas faltas, deixa vc fazer segunda chamada... Vale conversar com os professores tmb!
Além disso, estamos tentando ver se conseguimos adiantar esse estágio, mas ainda não temos resposta oficial sobre isso!

Drama disse...

Oi Camila :)
Passei pelo CSF pra ir pro Reino Unido pra Falmouth.
E estou com uma duvida sobre o visto...
Você tem que se cadastrar nesse entry clearance.Que é o pre-visto.Nele você se cadastra,paga e envia uma foto colorida?
Ai no dia que você agendou voce leva todos os documentos e afins.Certo?

Mas tem que ter passagem comprada já?Tem uma parte que fala travel itinerary.

Obrigada!

Unknown disse...

Olá Camila boa noite,

Pretendo passar um ano em Leeds, mas fazendo um curso de inglês de 1 ano. O visto TIER 4 é apenas para quem vai estudar em universidades em cursos de graduação, mestrado...?

Obrigado!

Maria Clara Almeida Góes disse...

Olá camila, vc sabe me dizer se é necessário apresentar cópia de RG e CPF para tirar o visto ?

Obrigada!

The channel of Physics disse...

Oi Camila... Eu preciso tirar o visto também tier 4 e gostaria de saber se é preciso o exame do IELTS ou TOFEL ou se só com o CAS o visto pode ser emido, por que pelo que li do teu processo você usou apenas o CAS né?

Abraço

E desde já agradeço

Unknown disse...

Camila,
Tudo bem?
Eu to indo pro ciencia sem fronteiras agora em set/2013 e gostaria de saber quanto tempo antes eu posso ir pra inglaterra. Aparentemente minhas atividades começam dia 16/09 e eu gostaria chegar 1 mes antes, dia 20/08. Você sabe se isso é possível?

Obrigado

bolsi disse...

Oi Camila, voce sabe qual é a restrição do VTM ou Cash Passport para não poder usá-lo? Por ex. ele precisa ter meu nome ou chip, algo assim?

Vlw :)

tarara disse...

Oi, quantas vezes você precisou ir no RJ? Mais de uma? Gostaria de saber para calcular os custos de viagem.

Obrigada.

VeFurlan disse...

Olá, o que consistiu no seu CAS? As perguntas que eles fazem ou etc, vc pode me ajudar? Grata

Will disse...

Oi Camila, sobre o visto para UK, só é possível tirar no Rio, São Paulo ou Brasília? Pois alguns amigos meus, que estudaram em outros países conseguiram pelo SEDEX, não precisaram viajar. Quero muito esclarecer isto pois moro no RN e não tenho família em nenhuma destas cidade =\ Sim, mais uma coisa, também estou no 7o período do curso de Engenharia Mecânica na UFRN, rs.

Unknown disse...

Oi Camila, para fazer o visto não precisa levar o resultado do teste de proficiência em inglês? :)

Unknown disse...

Gostaria de saber, como proceder pra fazer o TOEFL IBT.

About Me

Minha foto
Camila Cereja
Friburguense de 21 anos, cursando 7º período de Engenharia Mecânica, da UERJ (IPRJ) para University of Birmingham.
Ver meu perfil completo

Pageviews

Tecnologia do Blogger.